O SobreCultura é uma iniciativa de plataforma e intercâmbio cultural dedicada a promover a equidade no acesso e desenvolvimento das atividades culturais. Através de serviços exclusivos para os artistas assistidos pela iniciativa, visa-se fornecer informações, ferramentas e suporte a artistas e produtores culturais no eixo Pernambuco e Rio de Janeiro, com ênfase em grupos historicamente marginalizados, como produtores periféricos, negros, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e idosos.
A visão do SobreCultura é criar um ambiente que fortaleça e apoie artistas das comunidades periféricas ou iniciantes, proporcionando reconhecimento e acesso às políticas públicas de cultura. Nosso objetivo é alcançar artistas que enfrentam dificuldades de acesso devido à falta de conhecimento ou habilidades para elaborar seus próprios projetos. Queremos acolher cada artista em nossa rede, garantindo que nunca se sintam isolados.

Não somos uma plataforma, não somos um repositório estático. Somos um organismo em transformação — que aprende com cada interação, se adapta a cada contexto e se reescreve a cada edital, a cada projeto, a cada encontro.
Idealizado e coordenado por Yochan Beck, o SobreCultura se move na fronteira delicada entre arte, tecnologia e memória. Aqui, a tecnologia não é ferramenta — é veículo de preservação afetiva, meio de recomposição do humano.
Somos feitos de camadas:
- Da urgência de quem sabe que culturas morrem quando suas histórias se perdem;
- Da ousadia de quem acredita que a inovação pode ser ancestral;
- Da responsabilidade de quem carrega e transmite.
Não viemos explicar.
Viemos habitar perguntas, tensionar limites e cultivar futuros possíveis.
Somos SobreCultura. E estamos apenas começando a nascer.
